Todo mundo que tem filhos, netos ou sobrinhos em casa sabe que a organização do lar pode ser um verdadeiro desafio, principalmente quando se tratam de crianças menores e cheias de disposição.
O casal de arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, que tem duas filhas pequenas e experiência no assunto, apresenta algumas dicas para quem precisa de ajuda para deixar a casa mais arrumada.
+ Casa com crianças: inspire-se nessa decoração ‘instagramável’
+ Dicas simples e essenciais na hora de planejar o quarto das crianças
+ Inspire-se em 3 quartos de criança que não vão precisar de grandes reformas no futuro
Volta às aulas
Principalmente agora, com o retorno das aulas presenciais nas escolas, a correria do dia a dia fica ainda maior e, o tempo para a arrumação mais escasso.
“Pensando nisso, é necessário traçar algumas ações para a rotina, tanto para as crianças menores, como para os pré-adolescentes – de forma que eles contribuam na organização do lar, assim como dediquem momentos aos estudos, mas que também tenham os horários para brincadeiras e curtir séries de TV, por exemplo”, diz Bernardo.
Para não virar bagunça
O mundo perfeito seria toda casa com crianças ter uma sala só de brinquedos, livros e acessórios como uma brinquedoteca, por exemplo. Mas, isso não é uma tarefa fácil, principalmente por uma questão de espaço na maioria dos apartamentos. Mesmo assim, é possível manter a ordem com algumas ferramentas simples, de forma que cada coisa fique em seu lugar.
“Caixas, cestos organizadores para juntar brinquedos de um mesmo tipo – como blocos de montar, carrinhos ou bonecas, são ótimas opções. Outra alternativa que agrega na decoração é a instalação de nichos de marcenaria planejados, principalmente se as crianças tiverem algum tipo de coleção, pois cria um visual lindo! Dessa forma, todos ficam expostos e organizados. Eduque os pequenos desde cedo com o princípio de cada coisa em seu lugar. Se eles aprenderem a brincar e guardar, todo mundo sai ganhando”, recomenda Priscila.
Autonomia
Conforme as crianças crescem e ganham mais independência, a sugestão é que os objetos fiquem ao alcance delas, sem nunca abrir mão da segurança. Essa é a principal proposta do método Montessoriano. “Livros e brinquedos devem, preferencialmente, ficar expostos em locais baixos; a caminha é melhor no chão; cadeirinhas e mesas precisam ser do tamanho apropriado, de forma a incentivar o uso”, diz Bernardo.
Conciliando estilos
Para combinar os brinquedos, tecidos e objetos pessoais ao tema da decoração do quarto infantil, a dica é manter todos os elementos dentro de uma mesma paleta de cores e do mesmo estilo.
“Podemos viajar desde o provençal, clássico de tons neutros, até os mais rústicos, ou lúdicos e coloridos. O enxoval de cama, tanto para o dormitório da criança, quanto de um bebê, deve seguir uma mesma padronização – como almofadas, cortinas, papel de parede, etc.”, conta Priscila.
Curtir cada momento
Torne a hora de guardar uma brincadeira. Afinal, esse momento não precisa ser motivo de estresse nem para os pais, nem para as crianças. Os pequenos aprendem tudo com muita facilidade e o hábito se fortalece com constância e paciência.
“O tempo passa tão rápido, mas os momentos compartilhados são eternos. Claro que a organização conta, até por uma questão de segurança para todos. Mas, logo eles crescem e você, com certeza, vai sentir saudades de vê-los brincando em casa”, diz Priscila.
Quarto da bagunça decorado
Segundo os arquitetos, ter uma brinquedoteca é muito mais um sonho dos pais do que das crianças, propriamente.
“Ali eles podem bagunçar à vontade porque é um lugar feito para isso. É só fechar a porta e não vai atrapalhar a decoração da casa como um todo”, dizem. “Portanto, se houver a chance de deixar um cômodo vago para esse fim, é uma ideia muito bem-vinda. Do contrário, se não houver essa possibilidade, é só seguir as outras dicas e organizar a casa da melhor forma!”, concluem.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ Volta às aulas: como preparar um ambiente em casa que favoreça a concentração nos estudos
+ Guarda-roupa infantil: dicas de experts para escolher o melhor móvel para o quarto das crianças